Operação da PF contra Mario Frias atinge ex-chefe de gabinete e dois assessores que atuam hoje na Câmara; veja lista de alvos
10/09/2026
(Foto: Reprodução) PF deflagra operação sobre financiamento de 'Dark Horse'; Mario Frias é um dos alvos
A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (10) 49 mandados de busca e apreensão na operação "Make Up", que apura suspeitas de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas a entidades ligadas à produtora do filme "Dark Horse", cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre os 29 investigados estão o deputado federal Mario Frias (PL-RJ), alvo da operação, o ex-chefe de gabinete Raphael Augusto Azevedo e os assessores André Velloso Belleza Cortes e Luiz Claudio Faria Velloso, que atualmente trabalham no gabinete parlamentar na Câmara dos Deputados.
Todos os 29 alvos também foram atingidos por medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre elas a proibição de contato entre os investigados e a proibição de deixar o país.
Veja os 29 alvos da operação:
Mario Luis Frias
Karina Ferreira da Gama
Raphael Augusto Azevedo
Ademar de Sena Sampaio
André Feldman
Débora Gomes Feldman
William Silva Ferreira
Alex Leandro Bispo dos Santos
Dayvid Moreira Medeiros
Daywson Moreira Medeiros
Georgia Helena Medeiros Lira
Heric Fabiano Dias
Luiza Tessari Rocha Dias
Pamella Cristiane Dias
Ana Patrícia Aguiar dos Santos
Marcos Lima dos Santos
Francelino Aparecido Barreto Pereira
Fábio Lago Meirelles
Diego Aguilera Martinez
Catia Regina Peinado
Kayo Henrique Azevedo
Rudyge Alex Scatolini Boldrini
Wemerson Marinho da Gama
Marcello Machado
Vanderlei Magalhães Natividade
Bruno Cassimiro da Silva
Anna Karolina de Oliveira Silva
Luiz Claudio Faria Velloso
André Velloso Belleza Cortes
RELEMBRE: STF tenta há mais de um mês intimar Mário Frias para explicar emenda para ONG ligada à produtora do filme de Bolsonaro
Entre os investigados está Raphael Augusto Azevedo, que já foi citado em outra apuração envolvendo o deputado.
Em maio, o g1 revelou que comprovantes bancários indicavam que uma ex-funcionária do gabinete de Mario Frias pagou despesas pessoais da família do parlamentar e realizou transferências via Pix para Raphael Augusto Azevedo, que era chefe de gabinete do deputado à época.
O caso passou a ser investigado por suspeitas de rachadinha no gabinete parlamentar.
Raphael não consta atualmente entre os funcionários do gabinete de Frias na Câmara, segundo apuração da reportagem.
A relação dos investigados inclui ainda dois integrantes do gabinete de Mario Frias que continuam trabalhando na Câmara.
André Velloso Belleza Cortes ocupa atualmente cargo de secretário parlamentar no gabinete do deputado. Luiz Claudio Faria Velloso também atua como secretário parlamentar da equipe de Frias.
Até a última atualização desta reportagem, a decisão que autorizou a operação não detalhava qual seria a participação individual de cada um dos investigados nas suspeitas apuradas pela Polícia Federal.
Karina Gama, produtora do filme 'Dark Horse', e o deputado Mario Frias (PL-SP) são alvos de ação da Polícia Federal, que cumpre mandados de busca nesta quinta-feira (10).
Reprodução e Câmara dos Deputados
Estão também entre os alvos fornecedores terceirizados do contratado de wi-fi com a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Um dos mandados mirou o Instituto Conhecer Brasil (ICB), que é dono do contrato com a Prefeitura de São Paulo para a instalação dos pontos de wi-fi na periferia da capital.
Da lista dos 29 alvos, o nomes envolvidos nesse contrato são os de:
Karina Ferreira da Gama, dona do Instituto Conhecer Brasil (ICB) e da Go Up produções;
André Feldman e a esposa Débora Gomes Feldman, donos das empresas Complexsys Soluções Integradas Ltda. e Fastfuture Tecnologias Emergentes Ltda;
William Silva Ferreira, dono da empresa Ultra IP Tecnologia e Serviços Ltda., terceirizada pelo Instituto Conhecer Brasil (ICB);
Alex Leandro Bispo dos Santos, empresário ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ex-dono da empresa Favela Conectada, subcontratada por Karina da Gama, acusado de feminicídio; e
Wemerson Marinho da Gama, ex-marido da Karina da Gama e ex-dirigente do Instituto Conhecer Brasil (ICB).
O que investiga a operação
A operação desta quinta apura suspeitas de desvio de recursos públicos destinados a entidades ligadas à empresária Karina Ferreira da Gama, responsável pela produtora do filme "Dark Horse".
Segundo a Polícia Federal, uma organização formada por agentes públicos e privados é suspeita de direcionar recursos recebidos por meio de emendas parlamentares para empresas subcontratadas sem comprovação da prestação dos serviços.
A TV Globo entrou em contato com Mário Frias e com a defesa de Karina Ferreira da Gama, mas ainda não obteve resposta.
Em maio, o parlamentar enviou uma manifestação ao STF, na qual negou que as emendas enviadas para ONGs ligadas à produtora do filme de Bolsonaro tenham sido enviadas a "qualquer produção cinematográfica".